Reparem na seta branca, no quadrante inferior. É o
nosso planeta visto ao lado dos anéis de Saturno.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Bom dia, leitores.
Esta semana a Nasa divulgou fotos da Sonda Cassini a 1.400.000 km de distância do nosso planeta. Ela mostra o quão pequenos realmente somos: "Poeira de Estrelas", diria Carl Sagan.
Impressiona o fato de ser uma câmera com resolução baixa frente as modernas câmeras de hoje (a Cassini foi enviada ao espaço em 1997) e ter feito uma imagem em HD.
Saturno fica em uma zona fria de nosso universo. Os cientistas acreditam que os dois planetas que teriam condições de abrigar vida em nosso sistema solar seriam a Terra e Marte. Do planeta vermelho pra lá, temperaturas extremamente frias. Da Terra para cá, temperaturas excessivamente quentes.
Isso sem falar que, quando o Sol tiver consumido todo o seu hidrogênio, ele vai multiplicar seu tamanho, consumindo o gás Hélio do seu centro e virar uma gigante vermelha. Dizem que, quando este dia chegar, ele terá consumido Mercúrio, Vênus e, possivelmente, a Terra
Até isto ocorrer, ainda temos, aproximadamente, 5 bilhões de anos.
Mas é fascinante observarmos, mesmo à distância, uma foto de nosso planeta tão pequeno. Faz lembrar que algumas pessoas despertaram para a astronomia ao observar isto. Outras, no afã da comunicação, queriam receber notícias de lugares longínquos do planeta - e do espaço!
A imensidão do cosmo esconde coisas brilhantes. Basta nos livrarmos de preconceitos e veremos coisas que nos fascinarão. Seja esta foto do Planeta, seja a descoberta de um novo sistema Solar, com possibilidades de vidas em seu entorno...
Acorde para o mundo de conhecimento que lhe rodeia! Quem sabe você não descobre algo fascinante?
Nenhum comentário:
Postar um comentário