sábado, 13 de julho de 2013

Conhecimento: Teoria na prática



Bom dia, leitores.

A equipe que escreve o Blog está fascinada com o pessoal do Projeto Rondon, segundo um dos nossos colaboradores, a forma mais deleitosa com que a professora Tânia descreveu nossa cidade.

Professora de universidade do Rio Grande do Sul, Professora Vânia é uma mulher de sorriso farto e fala doce, que encanta o primeiro interlocutor de quem lhe pede uma informação qualquer - também nosso parceiro que lhe inquiriu sobre o projeto.

Vindo de tão longe, encontrou em nossa cidade coisas que em sua região não há. Confessou-se apaixonada pelo médico do município, Valdenor Godinho, diferente dos outros, que se preocupa com a comunidade que atende, se envolve com os problemas e os resolve.

Também disse que há em nosso município uma acupunturista tão fantástica em sua especialidade que lhe resolveu problema de maneira ímpar, talvez melhor que a especialista de sua cidade no Sul, pós-graduada na China.

É um projeto que tem futuro certo pois a Prefeitura tem a sensibilidade do problema que enfrentamos. E o mais interessante nisso é saber que o motor da procura do Projeto é o próprio cidadão, que visa aumentar o seu conhecimento.

Estávamos certos. O conhecimento é mesmo a raiz do problema. ele tira quaisquer dúvidas, tornando-se a solucionática da coisa toda. É nisso que a administração vem tocando desde o começo deste Blog.

Existe um ponto em que não tem retorno. Na educação, quando um indivíduo aprende alguma coisa, sua vida jamais retorna ao ponto zero. E tendo evoluído, modifica o espaço ao seu redor.

Equipe da Professora Tânia, com a Prefeita,
solícita no que tange às necessidades do povo.
Foto: Divulgação / Projeto Rondon
Segundo o que disse a professora Tânia, tudo isso é resultado da preocupação da administração com a educação. Porque ela acha que não existe futuro fora do conhecimento.

Senão vejamos: aquele que pensa mais vê ganhos depois da linha do horizonte. Quem pensa menos mal o enxerga. E acaba recebendo o equivalente ao valor do seu conhecimento.

Pode ser uma simples linha. Mas pode ser um mundo inteiro.

Como o da professora Tânia, que a simples visita e o conhecimento de nossa comunidade lhe trouxe um horizonte completamente novo... Ela promete trazer gente para apresentar nossas maravilhas como prova de seu amor!

Ela, seus alunos e parceiros estão de parabéns. Mais que isso: ao nos contemplar com sua visão de mundo, retiram a viseira que há em nossos olhos. E nos ajudam a ter a visão além do alcance.

Um militar, que segundo apuramos, sempre acompanha
os grupos, orienta o aluno na preparação de horta no
hotel. Essa turma vai deixar muita saudade...
 
 
O QUE É?
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
________
EM TEMPO: Bem que podíamos pedir a expansão do projeto Rondon para que ele passe a acontecer anualmente em nosso município...

Nenhum comentário:

Postar um comentário